No livro Medicina Vibracional – Uma medicina para o futuro, Richard Gerber , fala sobre as 7 camadas, que envolvem o corpo físico, com diferentes frequências e as cores que elas representam ao redor do nosso corpo.
Estas camadas podem estar associadas aos chakras do induísmo e budismo, aos meridianos da acupuntura e aos campos de energia do espiritismo.
Esta energia pode ser alterada a partir de vários métodos terapêuticos como: acupuntura, cura através das mãos, homeopatia, magnetoterapia, entre outras técnicas vibracionais.
A matéria, tal como a luz, vibra numa determinada frequência. Quanto maior a frequência de vibração, menos densa e mais sutil ela é.
A medicina vibracional, vê os seres humanos como redes de complexos campos de energia em contato como sistema físico celular, semelhante a um software dentro do hardware.
Na visão da Medicina Vibracional, a doença pode ser causada por germes, substâncias químicas, traumas físicos, vírus, bactérias; mas também por disfunções crônicas dos padrões de energia emocional e pelos maus hábitos de relacionamento com as pessoas, consigo mesma e com os outros.
Segundo Richard Gerber,nossos hábitos pessoais poderiam ser derivados da influência acumulada do nosso comportamento passado, com o qual mantemos uma comunicação com ressonância”.
“Aquilo que lembramos não se encontra no nosso cérebro, assim como a notícia não se encontra dentro do aparelho de TV”.
Por isso, cada um de nós é mais responsável do que imagina, pois nossas ações, pensamentos e sentimentos, podem influenciar o meio e serem repetidas , determinando assim a nossa realidade.