Consultoria Sistêmica para Empresas Familiares
Empresas Familiares: a solução para o futuro pode estar no passado
Dados do IBGE apontam que mais de 90% das empresas constituídas no Brasil são familiares e representam em torno de 65% do PIB e 75% da força de trabalho. Pesquisas apontam que cada 100 empresas familiares (abertas e ativas) apenas 30 sobrevivem à primeira sucessão e 5 chegam a terceira geração.
Entre os principais desafios das empresas familiares estão: pouca capacitação dos herdeiros, centralização das decisões por parte do fundador, inexistência de diretrizes claras e objetivos a curto, médio e longo prazo e brigas entre os herdeiros.
Desta forma, uma boa imagem de solução compreende, pelo menos três aspectos:
Profissionalização da gestão;
Desenvolvimento de um modelo de Governança Corporativa eficaz, moderno e transparente;
Sucessão de uma geração para outra.
Do ponto de vista do pensamento sistêmico, uma empresa é considerada um organismo vivo que está prestanto um serviço e também à serviço das pessoas que a constituem. As empresas familiares apresentam, além disso, a singularidade de estarem a serviço também do seu sistema ancestral. Desta forma, muitas das questões desafiadoras que as empresas familiares vivenciam no presente estão originadas nas dinâmicas ancestrais dos núcleos familiares e também nos relacionamentos entre esses núcleos. A ferramenta sistêmica oportuniza conhecer o que está submerso em relação a um determinado problema ou desafio que a empresa vem vivenciando.
O método de trabalho consiste em 16horas divididas nos seguintes eixos:
Entrevista para conhecer o problema/desafio que a empresa vivencia;
Conversa para conhecer o contexto e história da empresa;
Encontro para aplicar a ferramenta sistêmica;
Encontro para viabilizar o desenvolvimento da imagem de solução apresentada pela ferramenta sistêmica;
Monitoramento da ação com objetivo de corrigir alguns rumos.